Image Map

#1 Warm Up Lollapalooza 2015 - Conhecendo o Lolla.





Um dos eventos de música mais aclamados do mundo volta para o Brasil, e já não falta muito, os shows ocorrerão nos dias 28 e 29 de março, no Autódromo de Interlagos (SP). Contando com o total de 46 shows de bandas nacionais e internacionais.
O 'Paradigme Artistique' não poderia ficar fora dessa, então farei uma série de três posts (começando por este) divididos em: "Conhecendo o Lolla.", "Sábado" e "Domingo" que consistirão na apresentação do evento e das bandas que tocarão em cada dia, para que você vá se preparando.





Tudo começou em 1991, quando Perry Farrel (lider da Jane's Addiction) quis fazer uma turnê especial, convidando grupos de amigos e diante a estes shows foi criado o Lollapalooza, deixando suas pegadas no mundo. No começo o Lolla não era um evento como os outros, e nem este era o intuito, haviam bandas dos mais diversos estilos e também apresentações não musicais (como grupos circenses, monges, e show de horrores por exemplo.), assim Farrel carinhosamente criou o termo "Nação Alternativa".

 Com o estouro de bandas de rock alternativo desde o começo dos '90, o Lollapalooza pôde em 1992 e 1993 ter um crescimento enorme e natural, apresentando muitas bandas grunge, alternativas, e muitas vezes cantores de rap; teve também importante participação em movimentos como o mosh pit e crowd surfing, atribuídos à cultura punk.

Houve depois de sua criação a implementação de palcos para novos talentos locais (onde puderam se lançar algumas bandas como Red Hot Chili Peppers, Nine Inch Nails, Soundgarden, Muse, The Strokes, The Killers, entre muitas outras, crescendo na aposta da divulgação de seus shows).


Logo em 1996, após a apresentação da banda Metallica, Farrel compreendeu que a banda passava um caráter machista que feria o intuito do evento de paz e harmonia. Assim, ele saiu da turnê em protesto. E por mais que em 1997 tenham tentado evitar mais problemas chamando músicos mais ecléticos, o Lollapalooza não resistiu e em 1998 o evento foi cancelado. 

O cancelamento do Lollapalooza chocou a nação alternativa, e foi também associado a um bom declínio da fama de bandas com o gênero alternativo. Levando a revista Spin (hoje pertencente a Buzz Media) se pronunciar dizendo que: "O Lollapalooza é como um coma para o rock alternativo agora."


O ressurgimento do festival ocorreu de forma medíocre em 2003, por iniciativa de Perry Farrel e sua banda Jane's Addiction, porém com fraquíssimo movimento devido aos altos preços dos ingressos que não convenceram o público, o festival não prosperou nem neste ano e nem no ano seguinte.

E foi em 2005, após Farrel ter feito parcerias com Capital Sports & Entertainment (agora 
C3 Presents), que é co-proprietária e produz o Austin City Limits Music Festival para produzir o Lollapalooza, que o festival consguiu fazer grande sucesso (tendo ocorrido em Chicago, Illinois.) prosperando assim, nos anos seguintes.


A partir de 2010, o Lollapalooza confirmou que expandiria também suas fronteiras para a América do Sul. Em 2011, o festival ocorreu em Santiago,Chile no mês de abril. E em 2012 Israel e Brasil puderam também se juntar a Nação Alterntiva.

Assim, a história do evento se perpetua, tendo até mesmo sido considerado pela revista Rolling Stones em 2008: "Um Novo Woodstock", por se dividir entre música e engajamento político, ecológico e social.


E é isso pessoal, este é um pouquinho da história deste magnífico festival. Aguardem a continuação da série que acontecerá na terça-feira que vem. 

comentário(s) pelo facebook:

Um comentário :

  1. Ei! Eu fui chamada para participar da tag Liebster Award e te indiquei lá: http://diario-deleitores.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir

 
Paradigme Artistique - Todos os direitos reservados

Design e personalização por VR Design