Image Map

Aquarela - Principais erros por iniciantes.


A aquarela é uma técnica que já existe a pouco mais de 2000 anos. Grandemente disseminada em Florença-ITA,  por Taddeo Gaddi (pintor e arquiteto italiano, que viveu até 1366 produzindo muitas obras aquareladas principalmente em papel tipo pergaminho.) 



Essa técnica, por mais que seja uma das primeiras aprendidas na escola, possui sim o seu ponto de delicadeza e é necessário muito treino para dominar esta belíssima técnica.
Este post tem como principal intuito apontar os 4 principais erros cometidos principalmente por iniciantes, a fim de ajuda-los a superar essas gafes e criar trabalhos cada vez melhores.


  1.  "Papel errado."
    É extremamente importante lembrar que, por ser uma técnica molhada, é necessário a escolha de um papel de alta gramatura. Quando se tenta usar um papel de baixa gramatura, o papel começa a ficar saturado e aquelas ondinhas começam a aparecer, podendo até acabar rasgando a pintura caso haja a continuação do trabalho nessas condições.
    Um papel adequado não só melhora a aparência final da pintura, como também, é mais fácil de se trabalhar e treinar sobre, além de já não custar tão caro.
  2. "O desenho guia está muito escuro."
    Isso não é uma regra, trata-se muito mais do gosto do artista. Porém, quando o desenho está muito forte, após a conclusão da pintura torna-se muito mais difícil apagar os traços, e as linhas indesejadas podem acabar por empobrecer o resultado final. Por isso a dica é tentar fazer o desenho um pouco mais claro, assim garantirá um bom acabamento.
  3. "Usar o pincel errado."
    Desde o tamanho errado, forma errada, ou qualidade ruim a escolha do pincel acaba por influenciar e muito o aspecto final do trabalho. É, portanto, necessário conhecer e testar seus pincéis, para garantir que não haja erro na escolha final.
  4. "Problemas com à água."
    A quantidade de água também pode causar problemas na hora de pintar de forma uniforme.
    Muita água pode significar o descontrole da área escolhida para se aplicar a aquarela, assim os borrões provavelmente aparecerão.
    Pouca água também afeta o momento da pintura, pois torna o trabalho muito mais maçante tendo que precisar de muitas mais pinceladas pra cobrir a área desejada.
Com essas quatro pequenas dicas fica muito mais fácil o treino e desenvolvimento dessa técnica maravilhosa que é a aquarela.


P.S: Este post é creditado principalmente à artista americana, especialista em aquarela: Kelly Eddington; e seu canal no youtube: Art Food Kitty.

comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Paradigme Artistique - Todos os direitos reservados

Design e personalização por VR Design