A tipografia se mostra muito nossa amiga desde de sempre, nos possibilitando a criação de textos como este que vos escrevo. Mas afinal, o que significa "tipografia" e como isso pode entrar em uma composição artística? É isso que eu pretendo esclarecer no post de hoje.
"A tipografia (do gregos typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.", segundo nossa queridíssima Wikipédia. Mas a tipografia tem também entrado no mundo artístico de várias formas, como:
-Esta composição com o músico Jimi Hendrix e sua música Hey Joe:
-Propaganda da Associação Democrática de Homens de Negócios de Nova York.
- "Machine", na porta de uma garagem.
-E por que não unir uma imagem bonita a uma tipografia bem feita e inspiradora?! Trabalho Duro e Determinação, por Nicolas Fredrickson. (Único artista que eu consegui encontrar nome para creditar.)
-E pra quem gosta de cozinhar e fica sendo apressado, por que não a serra "Todo mundo está com fome, você não é o único." pra mandar a mensagem com estilo, e até ameaçar os apressadinhos. hahahah (por Zachary Smith, que eu felizmente pude creditar.)
-A tipografia também com muita criatividade, antes da onda dos clipes com letra na tela acompanhando a música, apareceu também no clipe da banda Justice, a seguir:
Eu sou suspeita em falar, amo a tipografia criativa como mostrei nos exemplos. São composições belas, agradáveis aos olhos e extremamente inspiradoras podendo aliar-se com outras técnicas como a fotografia, música, diversas formas de pintura... enfim.
Nenhum comentário :
Postar um comentário